Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 359

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 360

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes.php on line 59

Warning: mysql_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 163

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 169
Mutismo Seletivo
  “O Conhecimento transforma as pessoas”! Todos nós já ouvimos esta frase e sabemos o quanto ela é verdadeira. Para se “educar”, é preciso que tenhamos a compreensão da educação emocional e afetiva. Existem vários tipos de educação mas,  eu gostaria...
Psico Oncologia
......
Artigos e Publicações
Aspectos Psicológicos da Quimioterapia

A falta de conhecimento sobre o próprio corpo, a falta de cuidados consigo mesma pode ser um dos fatores que levam as mulheres a realizarem os exames de rotina tardiamente. Entretanto se estes medos e tabus forem quebrados e trazidos a luz o conhecimento, temos chance de realizar o diagnóstico precoce atingindo metas de cura que podem chegar a 95%.

 Havendo o diagnóstico do câncer de mama, uma serie de condutas médicas serão adotas, estando entre elas possivelmente a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia e a fase final do tratamento onde é realizada a hormônio - terapia. Sabemos, entretanto, que nem  todas as pacientes passam necessariamente por esta seqüência.

 Considerando que haja necessidade de tratamento quimioterápico, vamos conversar um pouco sobre os aspectos emocionais que o envolvem.

Tenha claro que a quimioterapia é sua aliada. É uma medicação que pode ajudá-la a se restabelecer de uma doença, neste caso, o câncer de mama.

A quimioterapia pode ou não trazer uma serie de efeitos colaterais indesejáveis. Portanto nós nunca podemos saber ao certo como você se sentirá durante a quimioterapia. Levamos em consideração que cada organismo reage de uma maneira diferente de outro e que emocionalmente você deve preparar-se também para reagir positivamente.

É importante que neste período você converse com seu médico perguntado a ele sobre todas as duvidas que você eventualmente tenha sobre os efeitos colaterais da quimioterapia.

Esclareça suas duvidas o máximo possível, pois isto poderá garantir a você um tratamento com uma maior qualidade de vida e este é nosso objetivo! Viver bem o tratamento! Ele é necessário para sua vida!

Muitas mulheres sentem medo da quimioterapia e de seus efeitos colaterais, principalmente a queda do cabelo (alopecia) que pode ou não acontecer. Cuide da sua auto- estima e prepare-se para este momento. Você pode conversar com outras mulheres que já passaram pela mesma situação que você em grupos de apoio a pacientes em quimioterapia.

 

Prepare-se para o dia da quimioterapia.

 Uma boa e adequada alimentação reforçam seus glóbulos brancos que serão seus soldados protetores. Eles cuidam do seu sistema imunológico. Assim você estará preparada. Neste momento você pode recorrer à ajuda de uma nutricionista ou seguir as orientações de seu médico.

 No dia da quimioterapia peça a companhia de algum familiar ou amigo que lhe promova bons sentimentos. Se optar por fazer a quimioterapia sozinha, leve consigo livros, musicas para ouvir (com fones de ouvido!), converse com pessoas que possam compartilhar experiências positivas com você, ou simplesmente tente relaxar.

No local da quimioterapia, haverá sempre uma enfermeira ao seu lado para acolhê-la e responder as suas duvidas. Não hesite, pergunte a ela sobre suas duvidas caso as tenha. Fale de eventuais desconfortos se acontecerem. A “equipe de acolhimento” “só pode saber o que está acontecendo com você, se você falar”.

No dia da quimioterapia descanse. Talvez no dia seguinte também. Caso você tenha optado por manter suas atividades de trabalho regularmente, converse com seu chefe ou colegas de trabalho e explique a situação. Fale! Não hesite em contar a verdade sobre seu tratamento e o câncer de mama!

A fadiga é um efeito colateral comum da quimioterapia. Caso sinta-se cansada a ordem é: descanse! Lembre-se de pedir ajuda aqueles que estão ao seu lado!

Tanto a fadiga quanto outros efeitos indesejáveis da quimioterapia como náuseas e vômitos podem ser controlados por seu medico através de medicação adequada. Mas lembre-se: antes de fazer uso de qualquer medicação que não tenha sido prescrita por seu medico entre em contato diretamente com ele. Não hesite!

Alguns tipos de quimioterapia mais provocam realmente a queda do cabelo, o que chamamos de alopecia.  A maneira como vai passar por este momento é uma escolha sua, uma vez que este processo é um fato (temporário) em sua vida. E como foi dito é um momento, portanto é transitório. Seu cabelo voltará a crescer após o termino da quimioterapia.

 Algumas mulheres optam por usar perucas (existem vários tipos e alternativas); bonés, faixas, chapéus também fazem parte deste repertório; outras mulheres começam a diminuir o corte de seu cabelo para que a queda não lhe assuste tanto quando começar a acontecer.

 

 Brinque um pouco com seu visual! Use lenços, turbantes, ou não use nada... Faça da maneira como você se sentir melhor! O seu bem estar é o mais importante neste momento.

Evite fazer escovas, usar tinturas ou tratamentos que tenham químicas muito fortes.

Não tenha preconceito sobre você mesma, ok? Tente usar este momento como uma maneira de levar aos outros o conhecimento que lhes falta sobre o câncer de mama.

Talvez você ainda não se sinta fortalecida para realizar a proposta acima, mas com o tempo você conseguirá ver que vencerá todas as etapas de seu tratamento, que isto é possível com sua própria ajuda, com a ajuda de familiares e grupos de apoio especializados.

 Tudo aquilo que é desconhecido nos traz medo. Na medida em que o tratamento vai acontecendo com certeza você se sentirá mais fortalecida, pois vai começar a se apropriar de sua medicação, os efeitos colaterais, seu tratamento e seu corpo, sua vida.

 A partir do momento em que você conhecer a quimioterapia, e aliar-se a ela como uma condição necessária a superação do câncer de mama, os dias ficarão mais tênues. Pense sempre: menos uma quimioterapia, mais um dia perto do final do tratamento.