Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 359

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 360

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes.php on line 59

Warning: mysql_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 163

Warning: mysql_fetch_assoc(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/c/85/62/elisaneivavieira/public_html/includes/funcoes_sys.php on line 169
Mutismo Seletivo
  “O Conhecimento transforma as pessoas”! Todos nós já ouvimos esta frase e sabemos o quanto ela é verdadeira. Para se “educar”, é preciso que tenhamos a compreensão da educação emocional e afetiva. Existem vários tipos de educação mas,  eu gostaria...
Psico Oncologia
......
Artigos e Publicações
O Resgate da Auto Estima em Pacientes com Câncer de Mama

 

Além do câncer ainda ser uma enfermidade vista como doença fatal, repleta de sofrimentos e estigmas, a comunicação deste diagnóstico provoca reações emocionais sem precedentes.  A mulher passa por alterações significativas em diversas esferas da vida como o trabalho, a família e o lazer, o que traz implicações em seu cotidiano e nas relações com as pessoas de seu contexto social.

A experiência em atendimentos psicológicos (individuais ou em grupo) nos mostra que quando a paciente toma conhecimento de que algo importante e grave esta acontecendo com seu corpo há a vivência de um choque emocional.

No momento de recebimento da notícia, é comum notar-se um estado de estranhamento, onde fica clara a dificuldade de aceitação de estar doente. Consequentemente sua autoestima será abalada pela necessidade de um tratamento forte, intenso, muitas vezes desconhecido, mas necessário para o restabelecimento de sua saúde. Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa .

O Grupo Andanças tem como uma das premissas básicas de seu trabalho, oferecer as pacientes a possibilidade de entendimento do processo de adoecer, transformando-se  em agentes promotoras da saude quando as informações sobre cancer de mama e prevenção são passadas para a comunidade através das próprias pacientes.

O trabalho de fazer chegar aos quatro cantos da cidade de Sorocaba o Movimento Outubro Rosa, é um processo muito especial para todas nós, que nos organizamos durante todo o ano para que este encontro possa acontecer. É um trabalho sócio educativo, assim como o Chá Rosa, onde as protagonistas da tarde também são pacientes em recuperação e ex pacientes, que já estão em processo de cura.

A quebra de preconceitos e paradigmas é fundamental para que a própria paciente aceite sua condição de estar doente e também para que possamos ver nossa sociedade aos poucos transformada, falando sobre o câncer (de mama e no geral) com mais tranquilidade e menos medo.

A cada ano vivemos o inusitado. Este ano, a quebra de paradigmas foi tão intensa que com o apoio da Wella e HD Institute, nossas pacientes se transformaram em lindas modelos, que seguiram tendências TRENDVISION (Roxy: aquela que rouba a cena, Blaze: a Femme fatalle, Grace: a musa moderna e Celeste a visonária e futurista).

Quem ainda sofria com a queda temporária de seus cabelos, sentiu que é possível tê-los novamente de uma maneira inusitada, mesmo que por pouco tempo, e que em breve sua aparência estará resignificada, porque o tempo é um mestre muito generoso.

 E este ano, o Grupo Andanças olhou com serenidade para o turbilhão da vida. As urgências se acalmaram, passos ágeis se alentaram, ... Tudo mudou, as pessoas, a vida, o amor, a família ... Só o tempo, permaneceu do mesmo modo, sempre passando, e esculpiu em nossos rostos e almas marcas em que hoje, nos tanto nos orgulhamos.

 

 

Elisa Neiva Vieira /Psico Oncologista – Clinica Humanitas

Membro da Sociedade Brasileira de Psico Oncologia

Sorocaba/outubro de 2012